SEJA BEM VINDO

Hoje gostaríamos de agradecer a Deus, por ter nos dado essa oportunidade única para nos encontramos em um mesmo local para simplesmente compartilhamos informações, trocarmos experiências por um único motivo aqui em comum: Queremos certamente um mundo mais belo, uma vida feliz, e uma Educação de qualidade.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

APRENDENDO E ESCREVENDO POEMAS

O trabalho a partir de projetos de leitura e escrita possibilita planejar e executar sequências de atividades que venham contribuir no desenvolvimento das capacidades linguísticas como: ler, escrever, ouvir e falar. Será organizado em torno dos eixos mais relevantes para apropriação da Líndua escrita, compreensão e valorização da cultura escrita, apropriação do sistema de escrita, leitura, produção de textos e desenvolvimento da oralidade.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver as capacidades linguisticas como: ler, escrever, ouvir e falar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Resgatar as experiências dos alunos com poemas;
* Possibilitar o reconhecimento de poemas em diversas formas de expressão no cotidiano;
*Ampliar o repertório dos alunos;
*Planejar e iniciar a organização do mural de poemas;
*Refletir algumas características de um poema;
*Propor a produção de poemas;
*Familiarizar os alunos com poemas consagrados da literatura brasileira;
*Sensibilizar o aluno para perceber e identificar rimas e poemas;
*Possibilitar a criação de rimas;
*Sensibilizar os alunos para o uso dos recursos poéticos: rima, aliteração e repetição de versos;
*Criar quadras;
*Ler poemas de diferentes autores;
*Resgatar sentimentos relativos ao lugar onde os alunos vivem;
*Produzir um texto coletivo.

CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

*Poemas e sua estrutura: rima, verso, estrofe, repetição, aliteração
*Poetas locais, regionais e consagrados pela literatura brasileira;
*Produção e Reprodução de poemas;
*Leitura, Escrita e Interpretação de poemas;
*Recital de poesias.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

*Selecionar gêneros textuais de acordo com a série;
*Colocar a disposição do aluno diferentes textos do mesmo gênero;
*Realizar atividades sequênciadas como: Leitura silenciosa, oral, coletiva, memorização de textos;
*Reconstrução textual;
*Trabalhar com textos lacunados;
*Escrita de memória;
*Revisão e reescrita do texto;
*Leitura em voz alta feita pelo professor e pelo aluno;
*Recitar poemas:
*Organizar roda de leitura para socializar diferentes interpretações e para desenvolver a habilidade de aprender a ouvir;
*Selecionar poemas para participar das Olimpíadas de Língua Portuguesa;
*Pesquisar poemas de autores consagrados como: Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Patativa do Assaré, Manoel Bandeira, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade.

RECURSOS

Livros/ Microfone / DVD / Micro Syster

TEMPO DE DURAÇÃO: 03 MESES

FONTE DE INFORMAÇÃO: Livros, revistas e oficinas de produção

CULMINÂNCIA: Mural de poemas, reecital de poesias, concursos de poemas, olimpíadas de Língua Portuguesa com o gênero poesia.

Leia os poemas construídos pelos alunos sobre "O lugar onde vivo".

Marabá


Marabá terra preciosa
O teu povo fala assim
Aqui o sol brilha
Vejo o rio borbulhar
Marabá, aqui e o meu lugar.

Marabá brota sementes
De esperança e união
Aqui é uma terra
Onde todos são irmãos.

Ysllar Maria Mota da Silva.
--------------------------

Marabá é minha terra

Vivo em Marabá
Marabá terra preciosa
Cheia de encantos e luar
Como é bom compartilhar
Das riquezas desse lugar.

Marabá eu te adoro
Pois é meu lugar.
Nunca saio daqui
Aqui quero morar.

Jayny dos Santos
-----------------


A minha cidade

A minha cidade é um lugar bonito
Cheio de vida de amor
A minha cidade tem pontes, rios e praias
Onde esfriamos o calor.

A minha cidade tem escolas maravilhosas
tem praças e hospitais
Marabá é minha cidade
A cidade dos castanhais.

Rafael Chaves Alves
--------------------------------
Marabá terra boa de morar
O lugar onde eu vivo
É em Marabá
Eu nasci aqui e aqui vou me criar
De manhã ao me acordar,
Vou para escola estudar
Marabá é esperança,
De todos que vem pra cá
Quando eu me casar
Aqui quero ficar
Mudar daqui,nem pensar.
Anderson Vitor
--------------------------
6ª Oficina
Identificar rimas em poemas
Criar rimas
Este poema foi construído pelo alunos, tendo como ponto de partido o poema "Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz" de Otavio Roth.
Uma dúzia de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz
Passarinho bonito, andando com o Vitor, chupando pirulito.
Vidro na janela, beijo nela, arroz na panela.
Está na porta, fazendo pipoca, galinha choca.
Passear, ouvir o sabiá cantar, sem parar.
Papagaio vestido, gaiola de vidro, grande amigo.
Pipa no céu, amigo Gabriel, comer pastel.
Loira bonita, laço de fita, andar vestida.
Castelo amarelo, comer caramelo, calçar chinelo.
Estudar, acordar, viajar.
Cidade de Marabá, noite de luar, tomando chá.
Loira bonita, laço de fita, pintar com tinta.

ESTÁ ACONTECENDO NA ESCOLA

PROJETO DE REFORÇO NA LEITURA E NA ESCRITA COM ALUNOS QUE ESTÃO COM DIFICULDADES NOS 3º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETIVOS:
Desenvolver as habilidades dos alunos de construir suas hipóteses nas dificuldades encontradas na leitura e na escrita.
Promover acompanhamento pedagógico individual para cada situação de dificuldades encontrada no ensino aprendizagem

JUSTIFICATIVA:

Para que haja promoção de qualidade é preciso que haja desenvolvimento e aprendizado na leitura e na escrita. Dessa forma a escola juntamente com sua equipe que são: Diretora, Coordenadora, secretaria e professora readaptada se propuseram a criar o projeto de reforço onde venha minimizar as dificuldades encontradas nas hipóteses de leitura e escrita nos alunos dos 3º ao 5ª ano desta Escola.
Esperamos que este projeto ajude no crescimento e avança da aprendizagem dos alunos com baixo nível de aprendizagem na leitura e na escrita.
CONTEÚDO

Leitura e escrita

ESTRATÉGIAS

Leitura do alfabeto das quatro formas de letras
Pesquisas de palavras a partir da seqüência do alfabeto
Ditado de letras para formar palavras, ditado de palavras para formar frases e pequenos textos.
Leitura em livrinhos de historinhas infantis, leituras em revistas e jornais
Completar ou responder cruzadinhas e caça palavras, ordenar letras e formar palavras, formar frases, leituras em listas, produção de textos listas.

METODOLOGIA

Inicialmente será feito o diagnóstico com os alunos e assim será detectado as dificuldades de cada um. O processo será desenvolvido de acordo com a necessidade de cada um e em horários diferentes. Se estuda pela manhã o reforço será a tarde e se pela tarde o reforço será pela manha.

RECURSOS

Lápis, borracha, caderno, papel, livros didáticos e de historias, revistas, Jornais, alfabeto, tesoura, listas de vários tipos, fichas de leitura, texto de musica, receitas de vários tipos, alfabeto móvel, jogos de palavras e frases.

AVALIAÇÃO

Ao final de cada mês será feito um diagnóstico para observar os avanços e propor novas intervenções, para que os alunos que não alcançaram, alcancem o nível dos outros, uma vez que novas estratégias serão feitas para serem realizadas com o aluno com dificuldade mais profunda.