SEJA BEM VINDO

Hoje gostaríamos de agradecer a Deus, por ter nos dado essa oportunidade única para nos encontramos em um mesmo local para simplesmente compartilhamos informações, trocarmos experiências por um único motivo aqui em comum: Queremos certamente um mundo mais belo, uma vida feliz, e uma Educação de qualidade.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

ANIVERSÁRIO DE MARABÁ NA ESCOLA

A Escola Municipal Elinda Simplício Costa, em comemoração ao aniversário de Marabá desenvolveu os seguintes projetos:

1- Marabá e suas riquezas - 5º Ano do 2º ciclo

2- Marabá e seus habitantes - 4º Ano do 2º ciclo

3- Marabá e suas praças - 3º Ano do 1º ciclo

4- Lendas de Marabá - grupo teatral formado por professores.

Obs: Todos os textos produzidos pelos alunos passaram por um processo de apreciação.

A culminância se deu pela exposição dos trabalhos realizados pelos alunos e com o teatro sobre as lendas de Marabá apresentado pelos professores. Foi um show.

Veja as fotos

Momento em que a diretora conversava com os alunos sobre o Fundador Francisco Coelho

apresentação do teatro





Martinta Pereira



























































terça-feira, 13 de maio de 2008

LEITURA OBRIGATÓRIA

Estamos realizando um projeto: Leitura Obrigatória para os 5º anos. O título não é sugestivo, mas no futuro pretendemos substituí-lo por "Leitura Prazerosa".

COMO FUNCIONA?
Os alunos escolhem o livro que pretende ler e são orientados a fazer uma leitura e fichar o entendimento do texto como: o autor, o título e a editora, pretendemos apresentar o produto final de cada bimestre com uma oficina de Leitura.

O Objetivo do Projeto é estimular o gosto pela leitura
Os recursos utilizados: Livros do FNDE (PNBE- 2003).
Responsável pelo Projeto: Profª Maria Lúcia Silva de Souza - Diretora

segunda-feira, 12 de maio de 2008

EVASÃO ESCOLAR

COMO ESTAMOS COMBATENDO A EVASÃO ESCOLAR?

Verificando a frequência semanalmente, chamando os pais dos alunos faltosos para conversar sobre a importância da frequência e a obrigatoriedade da família. Em caso da falta ser por motivo de doença, encaminhamos para o Posto de Saúde Laranjeiras. Parceria que deu certo, pois febre, gripe e dor de dente já estamos bem amparados.

PROVINHA BRASIL

Estamos nos preparando para o provinha Brasil
COMO?
  • Trabalhando dando maior prioridade as 05 turmas que irão participar.
  • Trabalhando leitura e escrita e pedindo a colaboração da mamãe, fizemos reunião de pais esclusivas para os 3º anos.
  • Estamos visitando e verificando, sugerindo acompanhamento e intervindo nas atividades direcionadas as turmas. Verificando frequência e oferecendo aula de reforço no contra-turno aos alunos com mais dificuldades.

(Equipe de trabalho e comprometimento com um bom resultado do Provinha Brasil)

Profª Lúcia : Diretora

Profª Orli: Coordenadora Pedagógica

Prof: Sebastiana

Profª: Nazaré

sexta-feira, 9 de maio de 2008

HOJE É DIA MUITO ESPECIAL

Projeto Dia das Mães trabalha a importância da família com alunos da Escola Municipal Elinda Simplício Costa.

O Projeto surgiu por conta da dificuldade na comunicação entre pais e filhos. A festa de encerramento será na sexta-feira, dia 09.

O Projeto

Prefeitura Municipal de Marabá
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Fundamental Elinda Simplicio Costa
Tema: Dia das Mães
Duração: 10 dias
Período: 10/05 a 12/05
Justificativa:
Educar uma criança não significa apenas ensiná-las a ler e escrever, mas promover o desenvolvimento dos seus aspectos cognitivos, sócio-afetivos e psico-motores, que são condições essenciais para a sua auto-educação. Nesse sentido, trabalhar com o tema "Dias das Mães" é um meio de englobar todos esses aspectos e ao mesmo tempo, despertar o lado afetivo do aluno para a valorização dos sentimentos maternos e do papel da mãe na sociedade.




































Objetivos:

  • Homenagear as mães;
  • Valorizar o trabalho das mães;
  • Despertar o lado afetivo dos alunos;
  • Produzir pequenos textos e poesias para as mães;
  • Conhecer o tipo de vida de várias mães.

    Desenvolvimento:
  • Trabalhar a partir da palavra mãe;
  • Trabalhar com texto lacunado (com ou sem banco de dados) conforme o nível da turma;
  • Leitura de textos e poesias sobre mães;
  • Produção de diversos tipos de textos (narrativo, descritivo,poético, etc.) sobre as mães;
  • Elaboração de cartões para o dia das mães;
  • Confecção de murais e cartazes com reportagens e gravuras sobre mães;
  • Trabalhar com músicas relacionadas ao tema;
  • Convidar mães de alunos para serem entrevistadas pela turma;
  • Confecção de recadinhos diários para as mães
  • Confecção de lembrancinhas para oferecer ao dia das mães
  • Ensaio e apresentações de jograis e dramatização sobre as mães
  • Elaboração de problemas envolvendo altura de mães, custos de presentes, idades, etc.
  • Trabalhar a diferença entre o aparelho reprodutor masculino e o feminino.
  • Caça palavras, cruzadinhas;
  • Debate ( discussão coletiva) sobre: Porque o dia das mães influencia na economia?
  • Assistir a fitas de vídeo sobre as mães;
  • Trabalhar o amor, a doação através de músicas sobre mães;
  • Pesquisa sobre o dia das mães;
  • Pesquisa sobre a história de vida de cada mãe

    Culminância: finalizar as atividades com a realização de uma festa para as mães em homenagem ao seu dia.
MENSAGEM DA DIREÇÃO DA ESCOLA A TODAS AS MÃES
SER MÃE E A TAREFA DE EDUCAR

Todos sabem que ser mãe é tarefa para a vida inteira, não basta só criá-los, vê-los assumir a maioridade, ter família, ser bem ou mal sucedido na vida é missão que não nos compete totalmente, mas nos faz coadjuvantes do fracasso ou do sucesso dos nossos filhos, isto depende e muito do grau de afetividade, de ajuda e educação que nos dispomos a oferecê-los.
Quando falo de afetividade, refiro-me a tarefa diária de dizer com palavras e gestos “eu te amo”, “você é importante para mim”, “foi Deus que me deu você”, “com fé em Deus nós iremos realizar os nossos projetos”. Sempre falar de Deus, ensiná-lo a respeitar as convenções sociais e principalmente seu semelhante e a natureza.
Ressalto aqui a importância da escola para a vida da criança, assim como a família serve para oferecer segurança emocional, social e econômica, a escola ajuda de maneira significativa em todos os fatores já citados e oferece ainda ferramenta intelectual indispensáveis para a formação da cidadania. As duas instituições são apontadas hoje por todos os pensadores e estudiosos renomados, como primordiais na formação de seres autônomos, bem informados e formadores de opinião para um futuro próximo. Tanto a família como a Escola não devem se distanciar, pois a junção de esforços, de laços de compromissos irão oferecer um norte seguro de onde pretendemos chegar: rumo a uma educação de qualidade, com igualdade de direitos e portanto de oportunidades, com pessoas mais politizadas que compreendam a dinâmica da sociedade e que possam através de meios legais buscar a coletividade para reivindicar seus direitos, possuindo consciência dos seus deveres enquanto cidadão de um mundo hoje globalizado, mais ainda repleto de diferenças que necessitam serem quebradas com intervenções justas e eficazes, pois acredito que a educação pode oportunizar a igualdade de direitos e transformar a situação atual num futuro mais humanitário com valorização da vida e da natureza. Garantindo assim um mundo melhor.

Maria Lucia Silva de Souza (Diretora da E. M E F. Elinda S. Costa, LP e Bacharel em História, Pós Graduada em Administração e Supervisão Escolar e Especialização em História da Amazônia


quinta-feira, 8 de maio de 2008

PROJETO MAMÃE CONTANDO HISTÓRIA

Como Funciona?
Cada turma recebe um livro de leitura infantil e um caderno que é encaminhado com orientação para mamãe para que a mesma conte a história e ajude o filho a recontá-la através de desenhos, colagens ou reescrita.
Está dando certo e o caderno está voltando a contento.
Responsável pelo projeto: Profª Lúcia Souza - (diretora da Escola.)
Trocando Figurinhas: Copiei o projeto da Escola Basílio Miguel.
O objetivo: Estimular o hábito da leitura e a afetividade da mamãe.