SEJA BEM VINDO

Hoje gostaríamos de agradecer a Deus, por ter nos dado essa oportunidade única para nos encontramos em um mesmo local para simplesmente compartilhamos informações, trocarmos experiências por um único motivo aqui em comum: Queremos certamente um mundo mais belo, uma vida feliz, e uma Educação de qualidade.

Projetos


Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Fundamental Elinda Simplício Costa
Professora: Nêusa Gonçalves Corrêa



OFICINA
A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA


Marabá-Pará
2011
INTRODUÇÃO

A primeira oficina de Informática para os pais de nossos alunos denominada A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA surgiu da necessidade de unir mais a família à escola para que a mesma seja participativa e ativa na vida do aluno e minimize problemas de violência e dificuldades de aprendizagem dos alunos. Essa oficina tem como objetivo levar um conhecimento básico de Informática àqueles pais e mães que não conhecem o meio, porém, sempre tiveram vontade de aprender algo a respeito.
Os participantes deverão conhecer o computador e seus acessórios, ver como se edita um texto, como organiza-se e como se navega na Internet. Deverá também compreender que o uso adequado das tecnologias no ambiente escolar melhora a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

JUSTIFICATIVA
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola. O encontro e a integração saudável vão permitir que os pais conheçam o local onde seus filhos estudam, conheçam seus professores, coordenação pedagógica e direção, estabelecendo assim um elo de cooperação, segurança e motivação com a escola. Esta experiência da família dentro da escola será com certeza, enriquecedora para a melhoria do rendimento escolar e disciplina de toda a escola.
Hoje temos em mãos uma ferramenta de informação e comunicação através dos recursos tecnológicos que facilitam o nosso trabalho na construção de conhecimentos. Isto, dentro de um mundo globalizado onde a escola tem que ser criativa, transformadora, ter um planejamento organizado e estruturar dentro de seu currículo o trabalho com projetos.
Diante disso, a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elinda Simplício Costa, divulga o projeto “A Família e a Escola” desenvolvido por professores, alunos, pais, coordenação, direção, funcionários, com apoio da comunidade escolar, demonstrando uma forma diferenciada de desenvolvimento dos conteúdos das áreas de conhecimento. neste projeto, a comunidade escolar vai interar-se com todos os segmentos permitindo descobrir caminhos para superar o senso comum, a visão limitadora da realidade, desenvolvendo o espírito crítico, a criatividade e a consciência de bons cidadãos.

OBJETIVO GERAL
Sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar para a importância da integração família e escola.
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Adquirir o significado da importância da escola e suas funções.
  • Motivar os pais no compromisso de acompanhar seus filhos no desempenho de ensino e aprendizagem.
  • Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
  • Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
  • Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;

DESENVOLVIMENTO
  • Cartazes com frases “Família na escola”;
  • Dinâmica
  • Músicas

MÍDIAS E RECURSOS UTILIZADOS
Computador
Data Show
Sala de informática da escola
Uso da Internet
TV
CD, DVD (TV Escola e Um Salto Para o Futuro)
Softwares educativos
Outros.