SEJA BEM VINDO

Hoje gostaríamos de agradecer a Deus, por ter nos dado essa oportunidade única para nos encontramos em um mesmo local para simplesmente compartilhamos informações, trocarmos experiências por um único motivo aqui em comum: Queremos certamente um mundo mais belo, uma vida feliz, e uma Educação de qualidade.

Histórico da Escola


A Escola Municipal Ensino Fundamental Elinda Simplício Costa inaugurada em abril de 1979 na administração do Prefeito Aroldo Bezerra está localizada na Av. Boa Esperança Quadra Especia, recebeu este nome em homenagem a uma funcionária pública irmã do prefeito citado.
A construção da escola objetivava atender as necessidades educacionais do bairro, o qual carecia de uma instituição que atendesse o alunado do bairro, pois os alunos objetivando adquirir escolaridade deslocavam-se à escola M.E.F. Artur Guerra Guimarães situada no bairro Cidade Nova.
A princípio a escola funcionou com 08 (oito) salas de aula 01 (uma) diretoria, 01 (uma) secretaria 01 (uma) cozinha e 04 (quatro) banheiros.
A escola, assim como o bairro não possuindo água tratada, retirava-se o liquido de um poço Amazonas utilizando a gangorra, instrumento manual que exigia muito esforço físico dos profissionais da limpeza. Não havia muro que delimitasse os limites do estabelecimento educacional, para isto foi construída uma cerca de arame farpado.
O crescimento populacional do bairro como também os novos paradigmas da educação exigiam formação ampliada do sujeito. Considerando as novas necessidades do local, na década de 90 a escola ganhou um laboratório de informática, uma biblioteca um pátio coberto, uma pracinha e mais uma sala de aula. No ano de 2009 a escola foi reformada, ganhando banheiros novas, uma secretaria e uma sala de professores.
No que tange ao ensino aprendizagem, a escola tem se destacado ao atingir o terceiro maior IDEB da cidade no ano de 2010, em virtude das metas estabelecidas coletivamente, de fazer do ensino de qualidade seu objetivo principal. Nesta escola tão logo o ano letivo começa é feito um diagnóstico, o qual aponta as reais necessidades dos discentes com vista a busca de estratégias de superação e elaboração do planejamento que atenda de fato aos interesses dos discentes, tendo os projetos de leitura e escrita os eventos comemorativos, as aulas de reforço e os conteúdos contextualizados e significativos o enfoque principal . Para este trabalho a escola conta com uma equipe formada por 16 (dezesseis) professores, o1 (uma) diretora, 01 (uma) vice- diretora, 01 (uma) coordenadora pedagógica, 01 (uma) orientadora educacional, 01 (uma) secretária, 03 (três) auxiliares de secretária, 08 agentes de serviços gerais, 02 agentes de portaria e 03 (três) merendeiras . As merendeiras são funcionárias da empresas EB alimentos.
A escola compreende a importância do trabalho coletivo, do planejamento com conteúdos significativo e contextualizados, da avaliação diagnóstica, dos projetos e também da parceria com os pais para desenvolver um ensino de qualidade que atenda os anseios das crianças, da família e da comunidade. Então busca constantemente enquadrar-se nos novos paradigmas da educação nacional.