O Projeto surgiu por conta da dificuldade na comunicação entre pais e filhos. A festa de encerramento será na sexta-feira, dia 09.
O Projeto
Prefeitura Municipal de Marabá
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Fundamental Elinda Simplicio Costa
Tema: Dia das Mães
Duração: 10 dias
Período: 10/05 a 12/05
Justificativa:
Educar uma criança não significa apenas ensiná-las a ler e escrever, mas promover o desenvolvimento dos seus aspectos cognitivos, sócio-afetivos e psico-motores, que são condições essenciais para a sua auto-educação. Nesse sentido, trabalhar com o tema "Dias das Mães" é um meio de englobar todos esses aspectos e ao mesmo tempo, despertar o lado afetivo do aluno para a valorização dos sentimentos maternos e do papel da mãe na sociedade.
Objetivos:
- Homenagear as mães;
- Valorizar o trabalho das mães;
- Despertar o lado afetivo dos alunos;
- Produzir pequenos textos e poesias para as mães;
- Conhecer o tipo de vida de várias mães.
Desenvolvimento: - Trabalhar a partir da palavra mãe;
- Trabalhar com texto lacunado (com ou sem banco de dados) conforme o nível da turma;
- Leitura de textos e poesias sobre mães;
- Produção de diversos tipos de textos (narrativo, descritivo,poético, etc.) sobre as mães;
- Elaboração de cartões para o dia das mães;
- Confecção de murais e cartazes com reportagens e gravuras sobre mães;
- Trabalhar com músicas relacionadas ao tema;
- Convidar mães de alunos para serem entrevistadas pela turma;
- Confecção de recadinhos diários para as mães
- Confecção de lembrancinhas para oferecer ao dia das mães
- Ensaio e apresentações de jograis e dramatização sobre as mães
- Elaboração de problemas envolvendo altura de mães, custos de presentes, idades, etc.
- Trabalhar a diferença entre o aparelho reprodutor masculino e o feminino.
- Caça palavras, cruzadinhas;
- Debate ( discussão coletiva) sobre: Porque o dia das mães influencia na economia?
- Assistir a fitas de vídeo sobre as mães;
- Trabalhar o amor, a doação através de músicas sobre mães;
- Pesquisa sobre o dia das mães;
- Pesquisa sobre a história de vida de cada mãe
Culminância: finalizar as atividades com a realização de uma festa para as mães em homenagem ao seu dia.
SER MÃE E A TAREFA DE EDUCAR
Todos sabem que ser mãe é tarefa para a vida inteira, não basta só criá-los, vê-los assumir a maioridade, ter família, ser bem ou mal sucedido na vida é missão que não nos compete totalmente, mas nos faz coadjuvantes do fracasso ou do sucesso dos nossos filhos, isto depende e muito do grau de afetividade, de ajuda e educação que nos dispomos a oferecê-los.
Quando falo de afetividade, refiro-me a tarefa diária de dizer com palavras e gestos “eu te amo”, “você é importante para mim”, “foi Deus que me deu você”, “com fé em Deus nós iremos realizar os nossos projetos”. Sempre falar de Deus, ensiná-lo a respeitar as convenções sociais e principalmente seu semelhante e a natureza.
Ressalto aqui a importância da escola para a vida da criança, assim como a família serve para oferecer segurança emocional, social e econômica, a escola ajuda de maneira significativa em todos os fatores já citados e oferece ainda ferramenta intelectual indispensáveis para a formação da cidadania. As duas instituições são apontadas hoje por todos os pensadores e estudiosos renomados, como primordiais na formação de seres autônomos, bem informados e formadores de opinião para um futuro próximo. Tanto a família como a Escola não devem se distanciar, pois a junção de esforços, de laços de compromissos irão oferecer um norte seguro de onde pretendemos chegar: rumo a uma educação de qualidade, com igualdade de direitos e portanto de oportunidades, com pessoas mais politizadas que compreendam a dinâmica da sociedade e que possam através de meios legais buscar a coletividade para reivindicar seus direitos, possuindo consciência dos seus deveres enquanto cidadão de um mundo hoje globalizado, mais ainda repleto de diferenças que necessitam serem quebradas com intervenções justas e eficazes, pois acredito que a educação pode oportunizar a igualdade de direitos e transformar a situação atual num futuro mais humanitário com valorização da vida e da natureza. Garantindo assim um mundo melhor.
Maria Lucia Silva de Souza (Diretora da E. M E F. Elinda S. Costa, LP e Bacharel em História, Pós Graduada em Administração e Supervisão Escolar e Especialização em História da Amazônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário