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sexta-feira, 22 de maio de 2009

Educar para a Diversidade


A Coordenadora da Educação Especial da 4ª URE, professora Rosilene Sarges e os professores: Andre Luis Pereira da Silva, Domingos do Nascimento Nonato, Maria Aparecida Oliveira Almeida, Kelsiane Brito Rodrigues, Nêusa Gonçalves Corrêa, Patricia do Socorro da Silva Corrêa da Rede de Ensino Médio juntamente com a professora Francisca Cerqueira da Sala de Multifuncional da Educação Especial, estiveram em Belém participando do Curso Educar na Diversidade na Perspectiva do Atendimento Educacional Especializado no período de 18 a 22 de maio de 2009.
Esta é a primeira etapa da Formação Continuada que visa a formação de professores para atender alunos com deficiencias matriculados na referida rede de ensino com atendimento especializado.(AEE)
Essa formação vem contribuir para a atuação do professor em sala de aula, pois esta era uma reinvidicação antiga dos mesmos desde que a Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e Adolescente - ECA, na Lei de Diretrizes e Base da Educação -LDB - 9394/96, na lei de Acessibilidade 10.098 de 2000, no Plano Nacional de Educação (Lei 10.172, de 09/01/2001) , foi implantada.
Dessa forma por perceber que a inclusão é uma realidade já posta, a escola deve levar em conta a legislação e que também, segundo Góes e Laplane, apesar de a inclusão escolar não assegurar, de fato, inclusão escolar, apesar de os processos de exclusão social não serem somente das pessoas deficientes, apesar de a compreensão das possibilidades e dos desafios da educação dos alunos com deficiencia não se esgotar no âmbito da escola ainda assim a educação é uma mediação fundamental para a constituição da vida dessas pessoas, um espaço de exercício de direitos e de interações significativas.

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