SEJA BEM VINDO

Hoje gostaríamos de agradecer a Deus, por ter nos dado essa oportunidade única para nos encontramos em um mesmo local para simplesmente compartilhamos informações, trocarmos experiências por um único motivo aqui em comum: Queremos certamente um mundo mais belo, uma vida feliz, e uma Educação de qualidade.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Projeto Café com Leitura

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.F. ELINDA S. COSTA


PROJETO CAFÉ COM LEITURA



Marabá-Pa
2010


APRESENTAÇÃO:

Trata-se de um projeto de pratica de leitura onde os alunos levarão para casa um livro escolhido por eles e a ficha de registro onde terão que registra ou recontar a historia lida. Depois cada aluno apresentará sua criação aos colegas. O projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para construção do pensamento lógico possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.


JUSTIFICATIVA:

Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim o livro deve ser mostrado e aberto com a dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas, mas uma atividade desenvolvida na escola. Por essa razão, associamos a apresentação da leitura com a finalização de um gostoso lanche diversificado como forma d e incentivar de uma forma bem prazerosa o ato de ler.

PÚBLICO ALVO: Alunos do 4º e 5º Ano

OBJETIVOS

Proporcionar situações de leitura compartilhada
Aproximar os alunos do universo escrito
Fazer com que construa o habito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
Familiariza-los com estórias e ampliar seus repertórios
Participação em situações de conto e leitura de estórias
Escuta atenta e interessada de estórias
Observação e manuseio de livros
Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público inicialmente perante aos colegas de sala.

METODOLOGIA BÁSICA

Haverá o dia da escolha dos livros de estória e a entrega da ficha de registro. Os alunos levarão os livros para casa e após ler irão registrar na ficha o nome do autor, o titulo e o que acharam da estória.
Depois na sala de aula o aluno deverá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro
Também poderá ser apresentado outros textos usando o que foi lida em forma de poesia e teatro

CRONOGRAMA
Durante todo o ano letivo

AVALIAÇÃO:

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano e da avaliação de leitura e interpretação do texto do aluno no seu dia a dia.

VEJA ALGUMAS DAS PRODUÇÕES REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 5º ANO DA PROFESSORA FRANCISCA.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Elinda S. Costa
Diretora: Maria Lúcia Silva de Souza
Profª: Francisca Moura Araújo
Turno: 1º       Turma B
Aluno; Daniel Souza Leite

Projeto Café com Leitura

1- Nome do Livro: Meninos e meninas
2- Nome do autor: Ruth Rocha, Ana Maria Machado
3- Nome da História: O Natal de Manuel
4- Nome das personagens da História: André, tia Marta, tio Valdemar, Henrique, Tião, Manuel.
5- O que você achou da história? Eu achei a história muito legal, porque fala sobre o Natal que é uma festa onde todo mundo se reuni para comemorar a aniversário de Jesus.

Um comentário:

  1. Gostei do projeto, vou adaptá-lo aos meus alunos do Ensino Médio.

    ResponderExcluir